< voltar

Blue Marine na SubOptic 2023

A Blue Marine Telecom, integrante do Zmax Group, apresentará dois projetos de seu portfólio na SubOptic 2023, o maior e mais importante encontro do segmento, que acontece entre os dias 13 e 16 de março, em Bangkok, Tailândia. Composto por uma série de palestras, mesas redondas, apresentações de trabalhos e estandes de exibição, a SubOptic acontece de três em três anos, reunindo as principais empresas relacionadas ao setor de Sistemas Ópticos Submarinos do mundo.

Antes de cada edição, o SubOptic recebe inscrições de mais de uma centena de projetos do mundo inteiro, entre os quais escolhe os mais relevantes para que sejam apresentados na forma de palestras ou exibições. Entre os selecionados deste ano, estão dois projetos da Blue Marine Telecom.

“O primeiro é a interligação submarina de Florianópolis a Biguaçu, para a ISA CTEEP, executada em 2021” revela Rodrigo Magarotto, CEO da Blue Marine Telecom. “A linha de transmissão submarina em 230 kV tem uma extensão total de 80 km de cabos eletro-ópticos submarinos em águas ultrarrasas, o que demandou o desenvolvimento de soluções customizadas, para atender aos requisitos técnicos, respeitando o meio ambiente e a população local”, explica. Na SubOptic 2023, a apresentação do projeto ficará a cargo de Ronaldo Moidano, gerente do projeto.

O segundo, a implantação da Malha Óptica Submarina na Bacia de Santos, consiste na instalação de mais de 1.200 km de cabos e equipamentos ópticos submarinos, cabos terrestres e equipamentos de transmissão (DWDM), em profundidades de até 2.500 metros e emprega o que há de mais moderno em tecnologia de sistemas submarinos no mundo. Contratado pela Petrobras, o projeto tem como objetivo a interligação de duas estações terminais em terra (Praia Grande/SP e Praia da Macumba/RJ) e unidades de exploração e produção de petróleo na região pré-sal na Bacia de Santos, e está em fase de execução, com conclusão prevista para o final deste ano. A apresentação, em forma de palestra, será feita por Gavin Tully, sócio-diretor da Pioneer Consulting, empresa parceira da Blue Marine no projeto.