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Como foi a participação da Blue Marine na SubOptic 2023 Bangcoc

Entre os dias 13 e 16 de março, a Blue Marine Telecom participou do maior e mais importante evento do setor de Sistemas Ópticos Submarinos do mundo, o SubOptic 2023, em Bangcoc, Tailândia, onde apresentou dois de seus projetos. Entre os representantes da empresa, estava seu CEO, Rodrigo Magarotto, que nos faz a seguir um breve relato sobre a experiência.

“Com a participação das principais empresas do setor, a feira atendeu aos seus objetivos, trazendo o que há de mais novo em tecnologia, promovendo importantes discussões sobre os desafios e soluções, para esse importante mercado que se encontra em ampla ascensão.”, relata Rodrigo.

“A Feira tem essa dinâmica”, explica o CEO da Blue Marine Telecom, empresa integrante do Zmax Group. “Cada um faz a sua agenda, de acordo com seus maiores interesses. Distribuídas entre diversos auditórios, as apresentações e palestras aconteciam ao longo de todo o dia, e abordavam diversos assuntos – desde temas relacionados as novas tecnologias de implantação de sistemas submarinos, até soluções que visam a preservação do meio ambiente através da otimização de utilização de recursos naturais”.

As apresentações dos projetos selecionados

Rodrigo fala sobre os projetos da Blue Marine Telecom selecionados para a SubOptic 2023. “Eles foram apresentados de formas diferentes. O primeiro deles, a interligação submarina de Florianópolis a Biguaçu, para a ISA CTEEP, foi exposto na modalidade de ‘post section’, em área específica da feira”. Rodrigo explica que, durante um determinado dia e período, o projeto foi exposto em formato de banner, ficando a equipe da Blue Marine disponível no local para tirar dúvidas e conversar sobre o projeto.

“Tivemos uma ótima resposta em relação a esse projeto, que tem uma característica bem diferente, por ter sido desenvolvido em águas ultrarrasas, com soluções customizadas”, comenta. “Projetos similares certamente estão sendo desenvolvidos em diversas partes do mundo, em que se tem a necessidade de levar energia elétrica e comunicação para ilhas atualmente isoladas e desassistidas, tal qual aconteceu em Florianópolis”, explica o CEO. Lá, a lâmina d’água não é suficiente para que se utilize um navio, mas sim uma balsa sem propulsão que se movimenta com sistema de guinchos e âncoras. “Por isso, o projeto despertou muito interesse e pudemos, além de divulgá-lo, fazer um ótimo networking”, comemora o executivo.

Malha Óptica

O outro projeto, a Implantação da Malha Óptica Submarina na Bacia de Santos, para a Petrobras, foi selecionado para uma apresentação em forma de palestra, em um dos auditórios. “As pessoas que compareceram o fizeram pelo interesse específico no projeto, já que diversas outras palestras ocorreram no mesmo horário”, revela Rodrigo.

“E o público foi bem expressivo. Gavin Tully, sócio-diretor da Pioneer Consulting e nosso parceiro no projeto, foi o responsável pela apresentação. O grande interesse que notamos tem muito a ver com as características particulares e, de certa forma inéditas no mundo, contidas no projeto e que interessam diretamente à indústria de óleo e gás. O projeto utiliza tecnologia de ponta para conectividade de unidades de exploração de petróleo, que permite expansões futuras através de conectores submarinos. É algo realmente inovador, especialmente porque atingem profundidades de até 2.500 metros, e que certamente vai passar a ser utilizado em outros locais do mundo”, afirma o CEO.

Networking

Rodrigo Magarotto destaca a importância dos contatos e do networking que foram feitos durante o evento. “Além de apresentar os projetos, pudemos colocar a nossa cara no mercado, mostrar quem é a Blue Marine Telecom e a holding Zmax. Aproveitamos para falar do grupo como um todo, fazer contatos, mostrar que estamos no Brasil, com condições de atender o mercado sul-americano. Antes mesmo de irmos para a feira, fomos procurados por empresas e agendamos reuniões, entre uma palestra e outra. Essas empresas queriam nos conhecer, entender o que fazemos e saber qual é a nossa capacidade”, relata.

No saguão em que estavam situadas as empresas patrocinadoras do SubOptic 2023, um dos estandes era o da HMN, que é parceira da Blue Marine Telecom no Brasil. “Foi uma oportunidade única de estarmos mais próximos e estreitar relações com esse nosso parceiro, neste e certamente em muitos outros futuros projetos”, diz Rodrigo”.