< voltar

Os umbilicais ópticos já estão sendo produzidos (na foto, os utilizados na Bacia de Santos)

Malha Óptica da Bacia de Campos: primeiros equipamentos

Os primeiros insumos que serão utilizados pela Blue Marine Telecom na implantação da Malha Óptica Submarina da Bacia de Campos já começaram a ser entregues e armazenados, para instalação durante o projeto. Esse é o caso dos cabos ópticos de top side.

Produzidos pela empresa Prysmian, em Sorocaba (SP), os cabos ópticos de top side serão instalados nas plataformas de produção de óleo e gás, assim como os umbilicais ópticos – que serão fabricados na unidade de MFX em Salvador. Outros itens que também já estão armazenados e prontos para instalação são as optical joint boxes (OJB’s), que serão utilizadas para realizar a conexão entre os cabos ópticos de top side e os umbilicais.

Para o mesmo projeto, já estão prontos e testados e aguardando embarque na China os equipamentos DWDM – sigla em inglês para dense wavelength division multiplexing – que serão instalados nas unidades de exploração de óleo e gás (plataformas) e nas estações terminais em terra. Entre outras funções, esses equipamentos são responsáveis por agrupar os diferentes tipos de sinais (voz e dados) em um único fluxo para transmissão através da fibra, separando-os em seu destino final e, desta forma, otimizam e aumentam consideravelmente a capacidade de transmissão.

Para as campanhas de instalação da Malha Óptica Submarina da Bacia de Campos, a Blue Marine Telecom contatará com a participação de outra empresa do Zmax Blue Ship Group, a Blue Amazon. As operações devem ser iniciadas durante o primeiro semestre deste ano e a previsão é de que o projeto seja concluído ao longo de 2025.