A Blue Marine Telecom concluiu em outubro a instalação dos equipamentos DWDM em 12 das 13 plataformas de produção incluídas no projeto de implantação da Malha Óptica Submarina da Bacia de Santos – a 13ª unidade, no momento, não está em operação, mas receberá o mesmo equipamento logo que estiver disponível em campo. A conclusão de mais esta etapa é um marco importante na direção da conclusão do projeto, prevista para meados de 2024.
DWDM é a sigla em inglês para dense wavelentgh division multiplexing, ou “multiplexação por divisão densa de comprimentos de onda”, em tradução livre. Em uma linguagem mais simples, é o equipamento responsável por “agrupar” os sinais ópticos em diferentes canais para que sejam transmitidos através dos cabos de fibra óptica separando-os no destino final, estabelecendo assim uma conexão rápida e segura para a transmissão de dados.
A partir de janeiro do próximo ano, os equipamentos DWDM serão conectados aos umbilicais ópticos que fazem a conexão de cada unidade com a malha principal. Quando concluída, a malha conectará as unidades de produção de óleo e gás da região do pré-sal com duas estações em terra, uma no Rio de Janeiro (RJ) e outra em Santos (SP).
Responsável pela execução de todo o projeto de implantação da Malha Óptica da Bacia de Santos, a Blue Marine Telecom é uma empresa do Zmax Blue Ship Group.