A Blue Marine Telecom será a empresa responsável pela implantação da nova Malha Óptica Submarina da Bacia de Campos. O contrato para a execução do projeto foi assinado em 6 de junho e a malha vai conectar inicialmente 12 unidades de exploração e produção de óleo e gás offshore, com espera futura para mais 11 plataformas. O cabo óptico submarino do tronco principal terá 442 km, com 12 Branching Units (BU) e três Passive Branching Units (PBU). Já as ramificações para as plataformas somarão cerca de 104 km de cabos em profundidades de até 2.500 metros, incluindo ainda 12 umbilicais que, somados, totalizam 39 km.
“Com a conquista de mais um grande contrato, de importância estratégica, a Blue Marine se consolida no mercado brasileiro como empresa altamente especializada e capacitada para executar os maiores projetos deste segmento”, comemora o CEO Rodrigo Magarotto. A Blue Marine Telecom integra o Zmax Blue Ship Group, único grupo brasileiro com logística de navegação integrada a soluções avançadas de engenharia voltadas especialmente para o setor de implantação e manutenção de sistemas ópticos e elétricos submarinos.
O contrato, que tem previsão de conclusão até meados de 2025, inclui ainda a construção de uma “cable landing station” (estação de onde partem/chegam os cabos em terra) em Anchieta, no ES, e a ampliação de outra, em Barra do Furado, no município de Quissamã, RJ.