Oito de junho é o Dia Mundial dos Oceanos, sendo celebrado desde 2008, quando foi oficialmente estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O intuito da criação desta data foi provocar uma reflexão sobre a importância dos oceanos – que cobrem 70% da superfície de nosso planeta – e de como a humanidade deve interagir com eles de forma sustentável. Uma das melhores maneiras para se promover uma conscientização é a disseminação de informação e conhecimento em relação ao tema e, para tanto, a escola tem papel fundamental.
Foi justamente esse o contexto que serviu de base para a criação do projeto “Caminho das Águas no Brasil”, que além dos oceanos, engloba a importância da água de um modo geral, como recurso essencial à vida, à cultura e a praticamente todas as atividades humanas. Elaborado pela Bela Vista Cultural na forma de um livro paradidático infantojuvenil, a publicação contará com ferramentas desenvolvidas para garantir acessibilidade para pessoas com deficiência visual.
O livro será distribuído para cerca de dois mil estudantes em escolas e seu conteúdo vai abordar a importância da água, de maneira lúdica e cultural, trazendo informações sobre questões relacionadas a seu universo em nosso cotidiano. Seu conteúdo tratará de economia, consumo, saúde, energia, saneamento e logística, entre outros temas, estimulando, assim, a participação da sociedade em prol de iniciativas voltadas ao cuidado, à prevenção e à remediação ambiental.
O Zmax Blue Ship Group, que tem exatamente nos mares e oceanos o seu principal cenário de atuação, é o patrocinador deste projeto, que tem previsão de conclusão e lançamento para o segundo semestre de 2024. Essa iniciativa reforça o compromisso do Zmax Blue Ship Group em atuar como agente na promoção da cultura e, também, no fortalecimento dos laços com as comunidades do entorno de nossas atividades/operações.
A origem da data
Celebrado apenas três dias após a data dedicada ao Meio Ambiente como um todo (leia aqui) o Dia Mundial dos Oceanos foi igualmente definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) – só que 20 anos mais tarde, durante a Cúpula da Terra – Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. Mais conhecido pelos brasileiros como ECO 92, esse evento histórico teve como sede o Rio de Janeiro e reuniu representantes de 179 países.
Na ocasião, foram definidos vários instrumentos e acordos, que dariam forma à cooperação internacional para a preservação do meio ambiente como a conhecemos hoje. A celebração do Dia Mundial dos Oceanos, porém, só seria oficializada pela ONU em 2008, passando a integrar seu calendário desde então.