Segurança ambiental e responsabilidade socioambiental são pilares do TGL Praia Mole

Por Bruno Fardin*

(artigo publicado originalmente no ES Brasil, em 16/07/2025)

O Espírito Santo está prestes a dar um salto logístico e econômico com a implantação do Terminal de Granéis Líquidos (TGL) Praia Mole, projeto que a Blue Terminals tem a honra de liderar. Mais do que uma resposta à crescente demanda por exportação de petróleo no Brasil, o terminal é fruto de uma visão que une tecnologia, eficiência e, principalmente, responsabilidade socioambiental.

Nossa operação nasce com a premissa inegociável de educação, respeito e cuidado com o socioambiental. Além disso, o projeto adota os mais rigorosos padrões de segurança ambiental exigidos pelas convenções da Organização Marítima Internacional (IMO), normas da Marinha do Brasil e ANTAQ. Desde o aspecto construtivo dos navios, com casco duplo, a sistemas automatizados de monitoramento da transferência de carga e auditorias semestrais, a operação “ship to ship” está cercada de características que a tornam mais segura que qualquer outra operação portuária.

Nos últimos 8 anos, mais de 6000 operações “ship to ship” foram realizadas no Brasil de maneira segura, comprovando a maturidade e a robustez desse tipo de atividade. A área escolhida para as operações é protegida por molhe de abrigo (quebra-mar), com baixa incidência de correntes marinhas e ondas, o que garante segurança adicional.

Mas nosso compromisso vai além da tecnologia. Atuaremos fortemente em educação ambiental nas comunidades do entorno, promovendo campanhas de conscientização, programas de formação e diálogo permanente com a sociedade. Acreditamos que desenvolvimento sustentável se faz com transparência e participação social.

Do ponto de vista econômico, o terminal terá impacto positivo direto na vida das pessoas. Serão R$ 340 milhões em investimentos, com geração de aproximadamente 4 mil empregos diretos, indiretos e induzidos. A movimentação prevista resultará em mais de R$ 80 milhões anuais em royalties para os municípios de Vitória, Serra e Vila Velha, além de incremento na arrecadação de impostos e fomento ao setor de serviços local.

O Espírito Santo tem localização estratégica, vocação portuária e capital humano qualificado. Com o TGL Praia Mole, unimos tudo isso a uma operação moderna, segura e responsável. Nossa missão é clara: desenvolver com respeito, cuidar para crescer e entregar valor sustentável para o Estado e para o Brasil.

(*) Diretor executivo da Blue Terminals, uma empresa do Zmax Blue Ship Group

Arquivos