O Caminho das Águas passa por escolas do RJ e ES
12 DE DEZEMBRO DE 2024
Apresentado pelo Zmax Blue Ship Group, projeto desenvolveu ações educativas com professores e alunos do 1º ao 5º ano Fundamental, com palestras e atividades lúdicas com acessibilidade.
Em outubro e novembro de 2024, o ‘Caminho das Águas no Brasil’ visitou escolas dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, promovendo ações educacionais que envolveram professores e seus alunos, dos seis aos 10 anos de idade. O projeto, que conta com a apresentação do Zmax Blue Ship Group, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, se iniciou em setembro, com o lançamento de um livro. Com foco no público infantojuvenil, e especificamente estudantes da rede pública de ensino, a iniciativa tem como objetivo destacar a importância da água para a vida humana, buscando incentivar a sociedade a se engajar em ações voltadas para a preservação ambiental.
Nesse sentido, nas escolas, além da distribuição do livro, foram oferecidas palestras, mentorias e práticas pedagógicas, além de materiais de apoio para complementar o trabalho dos professores em suas salas de aula – incluindo uma cartilha pedagógica e versões acessíveis do conteúdo para alunos com deficiência. As apresentações foram seguidas de uma proposta artística, com a promoção de um concurso de desenho entre os alunos e contação de histórias, de forma a reforçar o aspecto lúdico das atividades. Além disso, as escolas foram presenteadas com uma exposição fotográfica composta de imagens do livro emolduradas.
No Rio de Janeiro e em São Gonçalo (RJ)
As primeiras ações educacionais do ‘Caminho das Águas no Brasil’ aconteceram entre os dias 7 e 9 de outubro e 3 e 6 de novembro, em escolas públicas do Rio de Janeiro e São Gonçalo (RJ), para crianças do 1º ao 5º ano Fundamental. Foram visitadas as Escolas Municipais Vicente Licínio Cardoso e República da Argentina, na capital, e também o Ciep 250 Municipalizado – Rosendo Rica Marcos, em São Gonçalo, no Leste fluminense.
Para os alunos mais novos, houve uma adequação de linguagem, com a criação de uma nova versão do livro, para tornar o conteúdo mais acessível a elas e que ganhou o título de “Família de Gotinhas”. Nesse caso, foram destacados especificamente temas como a preocupação com a água, saúde, saneamento e higiene. A apresentação foi seguida de uma proposta artística, com a promoção de um concurso de desenho entre os alunos.
O texto do livro original foi a base para as atividades propostas aos alunos maiores. Para eles, a apresentação contou com uma palestra, que além dos temas trabalhados com os menores, abordou também questões socioambientais e econômicas relacionadas à água. Na cidade do Rio de Janeiro, a ação foi acompanhada por profissionais do ESG do Zmax Blue Ship Group.
Para Adriana Martins Saldanha, professora do primeiro ano do curso Fundamental da na Escola Municipal República Argentina, no bairro do Maracanã, no Rio de Janeiro, o ‘Caminho das Águas no Brasil’ enriquece muito a abordagem didática sobre o tema Meio Ambiente. “O tema é justamente um dos eixos norteadores que trabalhamos durante o primeiro ano da alfabetização”, explica a professora. “Ele veio também agregar muito às atividades do projeto ‘Esse Rio é Meu’, da Prefeitura do Rio, que estamos trabalhando com nossos alunos”.
“A equipe do projeto é muito boa, um pessoal muito solícito, e os alunos se comportaram muito bem, participando animados”, elogia Luis Claudio de Souza, professor da Educação Especial, também na Escola Municipal República Argentina, e que trabalha com alunos com deficiência. “É muito importante falarmos da água, que é fundamental para a vida. Setenta por cento do corpo humano é composto de água, o que já diz tudo. Espero que retornem com outros livros”, diz o docente.
Em Vitória, ação incluiu saídas pedagógicas com os alunos
Na capital capixaba, entre os dias 17 e 21 de novembro, além das atividades desenvolvidas nas dependências da Escola Municipal Irmã Jacinta Soares de Souza Lima, a equipe pedagógica do Caminho das Águas obteve autorização para conduzir grupos de alunos em duas saídas pedagógicas. A primeira delas teve como destino o Parque Botânico da Vale, que tem como destaque uma reserva de Mata Atlântica frequentada por espécies de aves migratórias, lontras e anfíbios, como o jacaré de papo amarelo.
Na segunda saída, a visita foi ao Centro de Visitantes da Fundação Projeto Tamar, no Parque Municipal Ilha do Papagaio. Ali, os alunos conhecerem detalhes sobre o projeto – dedicado às tartarugas marinhas – e suas atividades de educação ambiental. Em ambos os locais, todos assistiram a palestras e contação de histórias relacionadas aos assuntos abordados pelo ‘Caminho das Águas no Brasil’.
Saiba mais sobre o projeto ‘Caminho das Águas no Brasil’’ e conheça os materiais disponíveis em https://www.belavistacultural.com.br/caminhoaguasbr