Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Instituído por lei no Brasil há 25 anos, 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e tem como objetivo de conscientizar a população e dar visibilidade ao combate a esse tipo de crime – infelizmente, muito comum em nosso país.

A partir de 2020, o tema ganhou uma campanha ampliada, que se estende ao longo de todo o mês, batizada de Maio Laranja. Durante esse período, são desenvolvidas ações para informar, sensibilizar, mobilizar e convocar toda a sociedade para participar da prevenção desse crime.

Segundo o Fórum Nacional de Segurança Pública, a cada seis minutos acontece um estupro no Brasil e, em mais de 80% dos casos, as vítimas são meninas. A cada hora, três crianças são abusadas no Brasil, sendo que cerca de 51% tem entre 1 a 5 anos de idade. E quase 65% dos casos de estupros de vulneráveis ocorrem dentro de casa, sendo 86,4% dos agressores familiares ou conhecidos. Estima-se também que, todos os anos, 500 mil crianças e adolescentes sejam explorados sexualmente no nosso país, embora levantamentos sugiram que somente 7,5% dos dados chegam a ser denunciados às autoridades – o que indica que o número de casos deve ser, na verdade, muito maior.

Os casos de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes devem ser denunciados através do Disque 100, serviço do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, recebendo denúncias de violações de direitos humanos no Brasil.

Uma das entidades que se dedica ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes é a Childhood Brasil, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que atua em nosso país desde 1999. Saiba mais neste link. <https://www.childhood.org.br/>

Arquivos