Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil

Celebrado no dia 15 de fevereiro, o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil destaca a importância da conscientização sobre a doença, faz um alerta sobre seus sintomas e transmite o apoio da sociedade às crianças, adolescentes e a suas famílias.

Por meio das leis de incentivo fiscal, o Grupo Zmax apoia duas instituições que atuam no diagnóstico e tratamento do câncer infantojuvenil de forma gratuita: o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer – GRAACC e o Hospital de Amor – São Paulo.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, referência no assunto em nosso país, essa doença é a principal causa de morte entre crianças e adolescentes no Brasil.

Diferentemente do câncer em adultos, a doença pediátrica ainda não possui formas de prevenção comprovadas cientificamente, o que faz com que o diagnóstico precoce e o atendimento em centros especializados seja o único modo de aumentar as chances de cura com a manutenção da qualidade de vida. E foi justamente com o intuito de divulgar essas informações e conscientizar a sociedade em relação à incidência da doença nessa faixa etária que, em 2002, a Childhood Cancer International criou o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil.

A doença e seus sintomas

Nessa faixa etária, os tumores que ocorrem mais frequentemente são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os que atingem o sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático). Como muitas vezes os sintomas do câncer são parecidos com os de outras doenças comuns entre as crianças, é fundamental manter uma rotina de consultas médicas com um pediatra. E é também muito importante que, ao se deparar com os sintomas, o médico investigue a possibilidade de câncer. Quanto mais cedo o diagnóstico for realizado, maiores são as chances de cura.

Os principais sintomas da doença são:

  • Febre por mais de sete dias, sem causa aparente.
  • Dor óssea progressiva e com duração superior a um mês.
  • Petéquias e equimoses (manchas roxas na pele) e palidez.
  • Leucocoria (reflexo branco na pupila), estrabismo e protusão ocular.
  • Distúrbios visuais.
  • Linfonodos aumentados.
  • Dor de cabeça persistente, noturna, que acorda a criança ou aparece pela manhã, muitas vezes acompanhada de vômitos ou sinais neurológicos.

Para informações mais detalhadas, consulte:
Diagnóstico Precoce e as Chances de Cura

 

As instituições

Fundado em 1991, o GRAACC é referência no tratamento e pesquisa do câncer infantojuvenil, principalmente em casos de alta complexidade. O hospital atende pacientes oriundos de diversos estados do país e, também, da América Latina.

Para mais informações, visite o site do GRAACC.

Com mais de 60 anos de história e reconhecimento internacional por sua excelência em tecnologia e cuidado humanizado, o Hospital de Amor possui unidades de tratamento, prevenção, reabilitação e pesquisa, relacionadas à área oncológica em mais de 17 estados brasileiros.

Para mais informações, visite o site Passos Que Salvam.

Arquivos