Blue Marine é convidada pela Marinha para Exercício de Proteção a Cabos Submarinos

A Blue Marine Telecom foi convidada pela Marinha do Brasil para participar do 2º Exercício de Proteção a Cabos Submarinos, que vai acontecer na região marítima de Fortaleza – CE, na segunda quinzena de setembro deste ano. O exercício conta com a coordenação da Marinha, em parceria com o Ministério da Defesa, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), além de outros órgãos e representantes do setor, atuantes nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB).

Responsáveis pela maior parcela da transmissão de dados e da comunicação entre as regiões brasileiras e, também, de nosso país com o exterior, os cabos submarinos são fundamentais e sua segurança é considerada estratégica para a soberania nacional, sendo tratada como uma prioridade.

Nesse sentido, em 2024 foi realizado o 1º Exercício de Proteção, na costa do estado do Rio de Janeiro, e também um workshop sobre o assunto. Este ano, as atividades serão desenvolvidas na orla de Fortaleza, onde se localiza o ponto de entrada de grande parte dos cabos de dados que chegam e saem do Brasil.

“A iniciativa reforça a importância estratégica da proteção e da resiliência das infraestruturas críticas de telecomunicações em Águas Jurisdicionais Brasileiras”, diz Romualdo Rocha, gerente de desenvolvimento de negócios da Blue Marine Telecom. “A integração entre as Forças Armadas, órgãos reguladores e a iniciativa privada representa um modelo exemplar de cooperação interinstitucional, fundamental para o fortalecimento da soberania nacional e da segurança das redes submarinas. Para a Blue Marine, será uma honra poder participar de mais uma etapa desse relevante projeto, que certamente trará ganhos técnicos e institucionais de grande valor”, afirma Romualdo.

O exercício – que, contando com os deslocamentos de embarcações, terá ao todo 18 dias de operação, – envolverá simulações, com o uso de barcos, aviões de caça, navios patrulha com equipes de operações especiais, submarinos com operação de ROV e tropas de fuzileiros navais, que cuidarão da segurança de áreas e equipamentos localizados em terra.

Arquivos