VITÓRIA

PROJETO TGL
PRAIA MOLE

Terminal Praia Mole será um novo marco na economia capixaba

VITÓRIA

PROJETO TGL
PRAIA MOLE

O novo Terminal de Granéis Líquidos (TGL) Praia Mole, em Vitória (ES), representa um investimento estimado em R$ 340 milhões, terá estrutura para movimentar até 14 milhões de toneladas de petróleo por ano, o equivalente a cerca de 100 milhões de barris.

O projeto foi apresentado em 19 de maio de 2025, pelo vice-governador do ES, Ricardo Ferraço, pelo secretário de Estado de Desenvolvimento, Sérgio Vidigal e por Bruno Fardin, Diretor Executivo da Blue Terminals, unidade do Grupo Zmax que vai operar o TGL Praia Mole. A nova instalação será voltada à operação de transferência de petróleo a contrabordo (ship-to-ship) para navios de grande porte (VLCC) e tem o início de suas operações previsto para 2027.

Christiane Menezes
(subsecretária de Atração de Investimentos do ES), Sergio Vidigal (secretário de Estado de Desenvolvimento do ES), Ricardo Ferraço, (vice-governador do ES) Afonso Prata (chairman do Zmax Group), Gustavo Serrão (CEO da Vports) e Bruno Fardin (diretor executivo da Blue Terminals).

“Estamos falando de uma infraestrutura pensada para colocar o Espírito Santo na rota global do petróleo. O Estado hoje é o terceiro maior produtor de petróleo do Brasil, mas exporta uma pequena parte do que produz. Com esse investimento, o Espírito Santo se consolida no mapa da exportação de petróleo”, afirma Bruno Fardin.

Além de representar um salto logístico, o novo terminal tem potencial de gerar impactos econômicos relevantes para o Espírito Santo. A movimentação prevista deve acarretar um aumento de aproximadamente R$ 80 milhões por ano em royalties de petróleo, distribuídos entre Vitória (40%), Serra (30%) e Vila Velha (30%), considerando os parâmetros de volume e preço médios de 2023. E, de acordo com estudos de uma empresa de consultoria, 4 mil empregos diretos e indiretos devem ser criados.

A instalação terá localização estratégica, protegida por molhe, com baixa incidência de correntes e ondas, garantindo segurança e eficiência, sem interferir com as operações atuais dos Portos de Tubarão e Praia Mole.

O projeto já possui maturidade técnica avançada, com engenharia conceitual concluída, 44 simulações de manobrabilidade aprovadas e processo de licenciamento ambiental em andamento junto ao IEMA. Um memorando de entendimento também já foi assinado pela Blue Terminals e a Vports – Autoridade Portuária e detentora da concessão do molhe de Praia Mole. A previsão é que o terminal inicie operações no segundo semestre de 2027, com negociações comerciais já avançadas com players do setor e acordos de intenção assinados.

A segurança ambiental é uma prioridade do projeto e a operação do novo terminal será realizada sob rigorosos padrões de segurança internacionais, conforme exigências da IMO (International Maritime Organization) e órgãos reguladores brasileiros como a Marinha e a ANTAQ. O investimento contará com os recursos mais modernos e eficientes para garantir uma operação de baixo risco.

“Nossa prioridade é garantir uma operação segura e sustentável, com tecnologia de ponta e alinhamento total às normas nacionais e internacionais. Esse é um compromisso da Blue Terminals com o desenvolvimento responsável”, reforça Bruno Fardin.

Entre os diferenciais estão os navios com casco duplo, sistemas automatizados de segurança e contenção, centro de controle operacional e protocolos rígidos de monitoramento e manutenção. Vale mencionar que, entre 2017 e inicio de 2025 , mais de 6000 operações ship to ship foram realizadas no Brasil, sem nenhum incidente grave – o que deixa evidente a robustez do modelo.

“O Espírito Santo tem localização privilegiada, mão de obra qualificada e uma cultura portuária consolidada. Estamos confiantes de que o Terminal Praia Mole será um novo marco na economia capixaba”, conclui Bruno Fardin.

Declarações sobre o projeto

Para o vice-governador Ricardo Ferraço a chegada do novo porto é importante para o Estado. “Comemoramos mais esse importante investimento para o Espírito Santo, a partir de uma vocação natural que possuímos. Iniciativa que vai potencializar uma área que está ociosa, gerando empregos, trabalho de qualidade, renda e receita para os municípios de Vila Velha, Vitória e Serra e para o Estado. Estímulo à atividade econômica que gera impactos diretos no desenvolvimento social”, destaca Ferraço.

Segundo o Secretário de Estado de Desenvolvimento, Sergio Vidigal, a implantação do Terminal de Granéis Líquidos na Praia Mole marca um investimento transformador para o Espírito Santo, consolidando o Estado como novo polo exportador de petróleo no Brasil. “Com localização estratégica, o Espírito Santo é o ponto mais próximo da Ásia para exportações brasileiras, o que o torna altamente competitivo no cenário global. O novo terminal une tecnologia de ponta, segurança operacional e eficiência logística para atender à crescente demanda do setor, ao mesmo tempo em que movimenta R$ 340 milhões em investimentos, gera milhares de empregos e amplia a arrecadação de royalties para municípios como Vitória, Serra e Vila Velha. Trata-se de um avanço que fortalece o protagonismo capixaba com desenvolvimento sustentável e atração de novos negócios”.

“A Vports tem um memorando de entendimento assinado com a Blue Terminals”, afirma Gustavo Serrão, presidente da VPorts. “Esse é mais um avanço da companhia que administra os Portos de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho há mais de dois anos. Entre as determinações do contrato de concessão da Vports, está o desenvolvimento de novos negócios nos portos por ela administrados. Prova desse esforço são os 14 contratos já assinados para arrendamentos desde o início da concessão. Temos o compromisso com o desenvolvimento do Espírito Santo e o avanço de parcerias com empresas que busquem operar no Estado”, detalha Serrão.

O Terminal de Granéis Líquidos (TGL) Praia Mole em resumo

Operação: Será operado pela Blue Terminals, empresa
da Zmax Group;

Localização: Porto de Praia Mole, em Vitória (ES);
Localização estratégica, protegida por molhe, com baixa
incidência de correntes e ondas: segurança e eficiência;

Tipo de operação: Transferência de petróleo entre navios
a contrabordo (ship-to-ship).

O terminal posicionará o Espírito Santo como novo polo
exportador de petróleo;

Investimento e Capacidade
• Valor estimado: R$ 340 milhões;
• Capacidade: até 14 milhões de toneladas/ano, cerca de
100 milhões de barris;
• Modalidade: operações de transferência de petróleo
entre navios (ship-to-ship).

Impactos Econômicos
• R$ 268 milhões /ano de valor adicionado à economia
do ES (incremento do PIB);
• R$ 156 milhões/ano de tributos arrecadados
(PIS, COFINS/ IR e ISS).
• Previsão de R$ 80 milhões/ano em royalties:
• Vitória: 40%
• Serra: 30%
• Vila Velha: 30%

Geração de Empregos
Criação de 4 mil empregos diretos e indiretos e por efeito induzido (estimados) em função da entrada do empreendimento.

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