Os preparativos da Blue Marine Telecom para o início da instalação da Malha Óptica Submarina para a Bacia de Campos seguem em ritmo acelerado. Os mais de 500 km de cabos ópticos submarinos que serão empregados no projeto foram fabricados na China e já se encontram a caminho do Brasil, a bordo do navio Bold Maverick (na foto), com previsão de chegada para o final do mês de agosto. Além de trazer esses materiais para o Brasil, a embarcação será utilizada na implantação dos cabos, que formarão o tronco principal da malha.
Paralelamente, já foram também fabricados, testados e transportados para o Brasil todos os equipamentos de transmissão óptica (DWDM’s) que farão parte do sistema.
O projeto da Malha Óptica Submarina da Bacia de Campos contempla ainda a construção de uma CLS (cable landing station, estação de onde partem/chegam os cabos em terra) em Anchieta, no Espírito Santo, e a ampliação de outra, em Barra do Furado, em Quissamã, RJ. Essas estações serão conectadas a 12 unidades de exploração e produção de óleo e gás offshore.
A Blue Marine Telecom é uma empresa do Zmax Blue Ship Group.